PROJETOS

Projeto 2021- 2022: A História Pública e o ensino de História Antiga em tempos de pandemia

A História Pública tem como uma de suas prorrogativas a divulgação científica para a comunidade externa à universidade, assim como o diálogo com profissionais de outras áreas de conhecimento e formação e com o próprio público em geral. Nossa proposta é aliar a História Pública com o ensino de História Antiga por meio da divulgação de textos, planos de aula, áudios, referências bibliográficas, enfim, materiais produzidos que visam à capacitação de professores do Ensino Fundamental e Médio e à divulgação de temas associados ao mundo antigo aos interessados em geral. Como canais de divulgação utilizaremos os meios digitais que já temos, que se tornaram o veículo principal de informação e divulgação dos tempos atuais. São estes: o site na internet, no endereço eletrônico e as páginas do grupo MAAT no facebook , no twitter (MAAT-UFRN) e no instagram (maat-ufrn). Tais recursos também servirão como suporte didático de experimentação para os alunos de graduação do curso de licenciatura em História da UFRN.

Projeto de 2020: História Pública: as mídias digitais e o ensino de História Antiga

Pretendemos com o projeto proporcionar à comunidade externa da UFRN contato com o que atualmente denominamos de História Pública, ramo do conhecimento histórico que tem por objetivo publicizar as discussões acadêmicas levando-as para o público em geral em forma de produção científica e didática e utilizando veículos de comunicação e informação de amplo alcance. Para tanto, utilizamos como veículo de difusão a Web, por meio de nosso site (http://maatufrn.home.blog), nossa página no facebook (https://www.facebook.com/MaatUfrn) e twitter (MAAT-UFRN). Dessa forma, também há um diálogo com a História Digital, que se refere tanto à análise de documentos históricos em formato digital quanto à difusão do conhecimento por meio de plataformas digitais, caso de nosso projeto. O projeto é voltado para a área de História Antiga, que envolve temáticas a respeito do Antigo Oriente Próximo, África, Grécia e Roma Antiga. O objetivo é divulgar o conhecimento acadêmico a respeito das sociedades antigas, por meio da disponibilização de textos acadêmicos, proporcionar a professores do Ensino Fundamental II e Médio propostas didáticas (aulas e intervenções) e material didático e também debater o uso da Antiguidade pelo tempo presente, nas releituras elaboradas por meio de jogos, filmes e outras mídias.

Projeto de 2019: MAAT: História Antiga e mídias digitais

O projeto de extensão “Maat: História Antiga e mídias digitais” tem por objetivo divulgar o conhecimento produzido na universidade, em termos de pesquisa e ensino, por meio de um sítio na Web (https://www.cchla.ufrn.br/maat) e pela sua página no Facebook (https://www.facebook.com/MaatUfrn). A internet é um veículo de comunicação e informação da atualidade que possibilita a divulgação do conhecimento universitário para a própria comunidade universitária e, de suma importância, para o público externo. O sítio do MAAT já existe desde 2009 e, atualmente, conta com 16.000 visitas. O objetivo do projeto é a manutenção do sítio e o seu aprimoramento, por meio da confecção de textos (de divulgação científica para leigos, didáticos para o auxílio de professores do ensino fundamental e médio) e de material didático como jogos educativos e propostas de atividades para professores. A temática do sítio é voltada para a área de História Antiga, Arqueologia Clássica e Oriente Médio, e pretende-se com a proposta das mídias digitais levantar a problemática da importância do estudo do mundo antigo para o Brasil contemporâneo, seja pelo conhecimento do passado da humanidade seja pela relevância dos autores antigos, sempre retomados e reanalisados à luz do tempo presente, pois os usos do passado são uma forma de compreensão da contemporaneidade. Propõe-se que o projeto dialogue com o ensino e a pesquisa pela divulgação da produção científica de alunos na área de História Antiga, desenvolvidos tanto na graduação (iniciação científica) quanto na pós-graduação (mestrado e doutorado). Ambos os recursos, sítio e página no Facebook, também servirão de suportes didáticos para as aulas da graduação na área de História Antiga, disciplina ofertada no primeiro semestre (Bacharelado) e no segundo semestre (Licenciatura).

Projeto de 2018: História Antiga lúdica: jogos educativos e mídias digitais

O projeto de extensão “História Antiga lúdica: jogos educativos e mídias digitais”, vinculado ao MAAT – Núcleo de Estudo de História Antiga – tem por objetivo estreitar o contato da universidade com a comunidade externa, no caso escolas públicas e particulares, com vistas ao aprimoramento da educação básica. A ênfase do projeto está na confecção de jogos didáticos, sobretudo jogos de tabuleiro, e também na utilização de novas TICS (Tecnologia de Comunicação e Informação), que serão aplicados e testados em sala de aula como auxílio nas aulas de História, em especial na temática da História Antiga. Para um primeiro momento, foram selecionadas escolas com perfil variado, a fim de observar a receptividade do material didático conforme grupos sociais distintos e sua distribuição geográfica, no caso escolas públicas e particulares e escolas de áreas centrais e de periferias. Além da produção de jogos didáticos, outras atividades serão desenvolvidas como o aprimoramento e alimentação do sítio que o grupo possui na internet (https://www.cchla.ufrn.br/maat) e a sua página no Facebook (https://www.facebook.com/MaatUfrn) , meios de comunicação essenciais aos dias de hoje e que atingem um percentual grande de público. A ideia é que as mídias digitais colaborem na formação de professores, alunos e interessados em geral com seus textos acadêmicos e didáticos, notícias e entrevistas, pois são um meio essencial à transmissão de informação e também de formação educacional.

Projeto de 2017: Mídias digitais e educação: História Antiga na Web .

O projeto de extensão está vinculado ao MAAT, Núcleo de Estudo de História Antiga, que tem como objetivo trabalhar pela divulgação do conhecimento acadêmico produzido na universidade por meio da divulgação de textos científicos, entrevistas, comentários sobre notícias e filmes ou outras mídias que tratem da temática “Antiguidade”. Também é proposta do MAAT auxiliar professores apresentando discussões didáticas de documentos antigos e modelos de planos de aula com o objetivo de colaborar na formação e no aprimoramento intelectual e cultural de professores e estudantes da rede básica de ensino (Fundamental e Médio), além dos alunos universitários e interessados em geral. O suporte principal para contato com o público é via internet pelo sítio eletrônico (http://www.cchla.ufrn.br/maat).

Projeto de 2013: Organização e divulgação de acervos digitais: Internet e História Antiga .

Este projeto pretende dar seguimento ao trabalho já em execução vinculado ao MAAT – Núcleo de Estudo de História Antiga, que funciona junto ao LARQ, Laboratório de Arqueologia do Departamento de História. O projeto MAAT, que vem sendo renovado anualmente, articula pesquisa, ensino e extensão no que diz respeito à área específica de História Antiga e Arqueologia Clássica. Como atividade de extensão, estamos elaborando um banco de dados digital utilizando acervos digitais (livros, imagens e textos) presentes em sites internacionais de instituições consagradas (universidades, institutos e museus), os quais disponibilizam publicamente esta documentação. Nosso objetivo é sistematizar estes dados em um banco de dados, que ficará disponível futuramente à consulta dos interessados (comunidade interna e externa à UFRN). Também possuímos um site no seguinte endereço: http://www.cchla.ufrn.br/maat/ que traz informes sobre a área, entrevistas com professores e pesquisadores, indicações bibliográficas, indicações de filmes, documentários, modelos de ficha de catalogação de peças arqueológicas, resumos e resenhas de livros e documentários. Propomos, além de expandir este tipo de produção atual, acrescentar também subsídios aos professores do Ensino Fundamental e Médio com indicações de modelos de planos de aula. Este projeto de extensão atua em conjunto com o projeto de monitoria do ensino de História para a graduação na disciplina de História Antiga, disciplina obrigatória no primeiro semestre do curso. O projeto de monitoria está voltado para o uso de mídias digitais no aprendizado de História Antiga. O resultado das pesquisas dos alunos de iniciação científica também são revertidos em textos e resumos disponibilizados no site. Atualmente, os projetos de pesquisa em andamento estão voltados para a questão da “Identidade e alteridade no mundo antigo” e “Identidade e identidade no Oriente Próximo Antigo”. Os alunos da iniciação científica atuam nas áreas de Egiptologia, Assiriologia, Grécia e Roma Antiga e estão aptos a desenvolver tanto artigos de cunho científico quanto textos de divulgação para os interessados na área.

Projeto de 2012: MAAT – Núcleo de Estudo de História Antiga .

O Núcleo de Estudo de História Antiga – MAAT foi criado com o objetivo de atender aos interesses dos alunos do curso de História na área de História Antiga e Arqueologia Clássica. Atualmente, MAAT conta com um sítio na internet (http://www.cchla.ufrn.br/maat/), onde disponibiliza informes, entrevistas, resenhas e fontes materiais disponíveis on-line (acervo de museus, que estão disponíveis na rede), a respeito de temáticas variadas no âmbito da Antiguidade. Este projeto visa dar andamento ao projeto anterior, mantendo as tarefas originais (organização e gerenciamento do site) e acrescentando a confecção de um banco de dados de fontes disponíveis (livros, teses e artigos), para quem estiver interessado em realizar pesquisas científicas ou preparar aulas e cursos.

Projeto de 2011: Novas mídias digitais: a internet como fonte de pesquisa e ensino em História Antiga.

A ideia de um projeto de extensão voltado para o aprimoramento de fontes históricas presentes na internet surgiu do nosso projeto de monitoria intitulado “História e Imagem no Oriente Antigo” que, procurando facilitar o acesso dos alunos do curso de graduação em História quanto às fontes disponíveis na área de História Antiga, optou-se pela criação de um site na internet (endereço eletrônico – http://www.cchla.ufrn.br/orienteantigo/). A partir desta ideia inicial notamos que o site está sendo utilizado por uma ampla gama de pessoas para realizar pesquisas e consultas, extrapolando, portanto, seu objetivo inicial. Por isso, propomos aprimorar o site como fonte, inserindo novas imagens, resenhas de textos e documentários. Em suma, que o site sirva aos internautas e, sobretudo, professores, já que a bibliografia especializada na área de História Antiga é escassa no Brasil como um todo, estando restrita a bibliotecas de poucas universidades.

Projeto de 2010: MAAT – Núcleo de Estudo de História Antiga .

Este projeto surgiu da necessidade de formar um grupo de estudo na área de História Antiga que reúna alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados com a finalidade de discutir textos acadêmicos a respeito da Antiguidade em geral. Busca-se, desta forma, contribuir para a formação crítica e consciente do professor e do pesquisador em História, tanto quanto à apreciação de conteúdos propriamente ditos quanto à análise da produção historiográfica a respeito do mundo antigo.