Disponibilizamos entrevistas realizadas com pesquisadores (sobretudo professores universitários e alunos de pós-graduação) que atuam na área de História Antiga ou em estudos que versem sobre a Antiguidade de uma maneira geral. O objetivo é a exposição da pesquisa, das suas fontes e métodos, dos grupos de pesquisa, das possibilidades do ensino de História Antiga no Brasil de hoje, além do debate a respeito de temáticas atuais da área.
Nessa seção estarão expostos dois tipos de entrevistas, a saber: a escrita e a gravada em forma de vídeo. As entrevistas escritas estão disponibilizadas no site do MAAT. Já as em vídeo estão na página do youtube. Espera-se, com isso, atender à demanda de professores do ensino básico e universitário, além dos interessados em geral pela temática.
Professora Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de História, CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Formação acadêmica pela Universidade de São Paulo: graduação em História (1993), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Arqueologia. Área de atuação: Arqueologia Clássica, Egiptologia e História Antiga, com destaque para o estudo da cultura material e da religião funerária do Egito Romano. Linhas de pesquisa: espaço funerário e imaginário da morte no Mundo Antigo; Imperialismo, poder e identidades: o Império Romano e suas províncias; espaços sagrados na Antiguidade: paisagens, mitos e rituais.
Dra. Maria Aparecida de Oliveira Silva
Graduada em História (1996), Mestre em História Econômica (2002) e Doutora em História Social (2007) pela Universidade de São Paulo, com estágios na École française de Rome (PDEE/CAPES) e na Universidade Nova de Lisboa (FAPESP). Pós-Doutora em Estudos Literários (2010) pela Universidade Estadual Paulista. Pós-Doutora em Letras Clássicas (2012) pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo Heródoto/Unifesp. Pesquisadora do Taphos. Grupo de Pesquisa em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo/USP. Professora Orientadora Ad-hoc do PPGH/UnB. Líder do Grupo CNPq LABHAN/UFPI. Pesquisadora do Grupo CNPq Linceu/Unesp-Araraquara. Pesquisadora do Grupo Retórica, Texto y Comunicación da Universidad de Cádiz. Membro do Conselho Acadêmico do Seminário de História e Filosofia das Religiões da Universidad Autónoma de Ciudad Juárez – México. Autora de “Plutarco Historiador: Análise das Biografias Espartanas”, Edusp, 2006 e “Plutarco e Roma: O Mundo Grego no Império”, Edusp, 2014. Publicou o Estudo seguido de Tradução e Notas de Plutarco. “Da Malícia de Heródoto”. (Edição Bilíngue) Edusp/Fapesp, 2013 e Estudos e Tradução de Plutarco. “Epítome da Comparação de Aristófanes e Menandro”, com Ana Maria César Pompeu e Maria de Fátima Sousa e Silva. Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume, 2017. Coorganizadora de “A Tradição Clássica e o Brasil”, Fortium/Archai-UnB, 2008; “Política e Identidades no Mundo Antigo”, Annablume/Fapesp, 2009; “Ensaios sobre Plutarco. Leituras Latino-Americanas”, Edufpel, 2010; “Um Outro Mundo Antigo”, Annablume/Fapesp, 2013; “Plutarco entre Mundos: Visões de Esparta, Atenas e Roma”, Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume, 2014; “Heródoto e Tucídides: História e Tradição”, Eduesb, 2016; “Deuses, Mitos e Ritos do Egito Antigo”, Nea, 2017; “A Ideia de História na Antiguidade Clássica”, Alameda/Fapesp, 2017 e “Imperadores Romanos, de Augusto a Marco Aurélio”, Labhan/Ufpi; Larp/MAE/USP, 2019. Atualmente, dedica-se à tradução dos nove volumes de Histórias, de Heródoto, com os seguintes títulos já publicados: Livro I – Clio (2015); Livro II – Euterpe (2016); Livro III – Talia (2017); e Livro IV – Melpômene (2019).
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado (2010) e doutorado (2016) em História Comparada pelo Programa de Pós- Graduação em História Comparada da UFRJ. Em 2014 realizou um estágio de pesquisa supervisionado pelo Prof. Dr. Carlos Fabião junto à Universidade de Lisboa com bolsa CAPES-PDSE, aprofundando a especialização em História Antiga Romana, sobretudo nas áreas: História do Império Romano e Arqueologia Provincial Romana. É professora adjunta de História Antiga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no campus Ceres-Caicó, e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História dos Sertões da UFRN-Ceres. Está coordenadora do subprojeto de História do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência), núcleo Caicó e Vice Coordenadora do curso de licenciatura de História (UFRN-CERES). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, interessando-se pelos seguintes temas: Cultura Material, Epigrafia latina, História Antiga Romana, Mediterrâneo Antigo, Estudos de recepção da cultura greco-romana na Literatura Contemporânea. Atualmente, dedica-se a dois temas de pesquisa: o estudo das estratégias de formação, consolidação e integração dos grupos de elites provinciais romanas no contexto da Província da Lusitânia (Península Ibérica); e as apropriações da cultura clássica nos cordéis brasileiros.
Dra. Katia Maria Paim Pozzer – UFRGS
Bacharel e licenciada em História pela UFRGS, obteve Diplôme d’Études Approfondies em Histoire et Civilisations de L’Antiquité pela Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1993, concluiu doutorado em História na Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1996 e Pós-doutorado na Université de Paris X – Nanterre em 2011. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de História da Arte, do Instituto de Artes e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental (LEAO) e é líder de grupo de pesquisa no CNPq. Em 2011 atuou como Pesquisador Visitante no Grupo de Pesquisa Histoire et Archéologie de l’Orient Cunéiforme (HAROC), na Maison René-Ginouvès, Arqueologia e Etnologia – CNRS, Université de Paris I – Panthéon-Sorbonne e Université de Paris Ouest-Nanterre – La Défense, na França. Possui 20 capítulos de livros e 6 livros publicados/organizados. Publicou 41 artigos em periódicos especializados e 149 trabalhos em anais de eventos. Possui 124 itens de produção técnica. Participou de 92 eventos no Brasil e no exterior. Recebeu 9 prêmios e/ou homenagens. Entre 2000 e 2017 coordenou 10 projetos de pesquisa. Atua na área de História da Arte Antiga e Medieval, com ênfase em História da Arte Oriental, em História Antiga Oriental e em Teoria e Metodologia da História. Atualmente coordena o projeto de pesquisa ARTE, HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL: UM ESTUDO DE SELOS-CILINDROS MESOPOTÂMICOS
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É professora no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná desde 2004 (atualmente associado IV), com experiência na História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: antiguidade clássica, epigrafia e literatura latina, grupos marginalizados romanos, releituras do mundo greco-romano na Modernidade (séculos XIX e XX). Mais recentemente, devido aos trabalhos de recepção, tem atuado também no âmbito da Arqueologia Pública, educação patrimonial e Direitos Humanos. É líder do grupo de pesquisa CNPq Encruzilhadas de narrativas: discursos biográficos, história e literatura, da UFPR, e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado da Unifesp. É pesquisadora colaboradora junto ao CEIPAC (CENTRO PARA EL ESTUDIO DE LA INTERDEPENDENCIA PROVINCIAL EN LA ANTIGÜEDAD CLÁSICA) da Universidade de Barcelona, ao Centro de Pensamento antigo (CPA) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH), Roman Society for Classical Studies (Inglaterra) e World Achaeological Congress (WAC). Foi tutora do PET-História de setembro de 2010 a agosto de 2016, presidente da Associação Paranaense de História (APAH) no biênio 2008-2010, Editora da Revista História: Questões e Debates entre março de 2010 a março de 2012, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) no biênio 2012-2013 e editora da Revista Classica da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos no biênio de 2013-2014. Atuou como professora visitante na Universidade de Birmingham, Reino Unido (dez. 2008 a março de 2009), com bolsa da British Academy e como pesquisadora colaboradora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Atualmente é, mais uma vez, Editora da Revista História: Questões e Debates.
Bacharel em História (1981), mestre em Antropologia Social (1986), doutor em Arqueologia (1990), pela USP, livre-docente em História (1996) e Professor Titular (2004 Unicamp). Professor de programas de pós da UNICAMP, Distinguished Lecturer University of Stanford, Research Associate – Illinois State University, Universidad de Barcelona, Université Laval (Canadá), líder de grupo de pesquisa do CNPq, assessor científico da FAPESP, orientador em Stanford e Binghamton, colaborador da UFPR, UFPel, docente da UNESP (1986-1992) e professor de pós das Universidades do Algarve (Portugal), Nacional de Catamarca, del Centro de la Provincia de Buenos Aires, UFRJ, UERJ Supervisionou 17 pós-doutoramentos, 38 doutoramentos, 43 mestrados, hoje destacados pesquisadores e líderes em instituições de prestígio (London School of Economics, Université de Mulhouse, Universidad del Norte (Barranquilla, Colômbia), UNICAMP, USP, UNESP, UFF, UFMG, UFPR, UFRJ, MASJ, UEL, UFPel, UCS, UEMG, UEM, UMESP, Uniplac, PUCPR, FESB, UNIFAP, UFS, UNIP, Unifesp, U. Einstein de Limeira, UFG, UFBA, UNIFAL, UFMA, UFPA, UFOP, Museu Nacional – UFRJ, UEG, UFPE, UFMS, Museu da Bacia do Paraná, UFAL, Unip, F.I. Maria Imaculada, Museo Nacional de Colombia, Un. da Força Aérea, Un. Liège, Mackenzie . Na Unicamp, Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos (2007/09) e do Nepam (2014/16), representante do IFCH na CADI (2005-2009) e dos titulares no DH (2015/6), membro da CAI/Consu (2009), Assessor do Gabinete do Reitor e Coordenador do Centro de Estudos Avançados da Unicamp (2009-2013), apresentador do programa da RTV Unicamp “Diálogo sem fronteira” (2011/6), com mais de 220 entrevistas. Participa do conselho editorial de mais de 50 revistas científicas estrangeiras e brasileiras. Publicou e organizou mais de 420 livros, reedições e capítulos nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Áustria, França, Holanda, Itália, Espanha, Argentina, Colômbia, Brasil, entre outros, assim como mais de 640 artigos, resenhas e notas em mais de 130 revistas científicas estrangeiras e brasileiras arbitradas, como Current Anthropology, Antiquity, Revue Archéologique, Journal of Social Archaeology, American Antiquity, American Journal of Archaeology, Dialogues d Histoire Ancienne, Bonner Jahrbücher. Foram publicadas mais de 70 resenhas de seus livros (> 30 delas em revistas estrangeiras). Projetos conjuntos com pesquisadores estrangeiros resultaram na visita de numerosos estudiosos, das principais instituições de pesquisa do mundo (Universidades de Londres, Paris, Saint Andrews, Boston, Southampton, Durham, Illinois, Barcelona, Havana, Buenos Aires, Londres, CNRS). Membro dos conselhos de Encyclopaedia of Historical Archaeology, Oxford Encyclopaedia of Archaeology e Encyclopaedia of Archaeology (Academic Press). Participou de mais de 400 eventos e organizou mais de 115 reuniões científicas. Foi Secretary, World Archaeological Congress (2002-2003), membro permanente do conselho da Union Internationale des Sciences Préhistoriques e Protohistoriques (UISPP) e sócio da ANPUH, ABA, SAB, SBPH, SHA, SAA, WAC, ABIB, AAA, Roman Society, académico estranjero de la Academia de Historia de Cuba desde 2013. Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, sediado na Unicamp e vice-líder de dois outros. Editor de coleção de livros com 33 volumes, com apoio acadêmico da FAPESP, CNPq, CAPES, FAPEMIG e UNICAMP. Co-editor da Coleção Historical Archaeology in South America (University of Alabama Press). Tem experiência na área de História e Arqueologia, ênfase em História Antiga e Arqueologia Histórica, além de Latim, Grego, Cultura Judaica, Cristianismo, Religiosidades, Ambiente e Sociedade, Estudos Estratégicos, Turismo, Patrimônio, Relações de Gênero, Estudos Avançados. Google Scholar 7083 citações, índice H = 41 e i10 = 134, total de auxílio e bolsas FAPESP: 117 (61 auxílios e 56 bolsas), academia.edu: > 10960 seguidores e > 457500 consultas, author rank 28.4 2444 public mentions, RG score 28.14, H = 12.
Dra. Cintia Alfieri Gama Rolland
Doutora pela École Pratique des Hautes Études – EPHE (2016) e professora nas Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003), graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Integra duas missões arqueológicas no Egito e atuou como conselheira cientifica no Museu do Louvre. Tem experiência na área de História e arqueologia, tendo participado de diversas escavações no Egito. Atuando principalmente nos seguintes temas: história da gastronomia, história antiga, egiptologia, religião, história e arqueologia.
Professor de História Antiga da USP. Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1988), com Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), Diploma de Estudos Aprofundados (2000) e Doutorado (2004) em História Antiga (Assiriologia) pela Université de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. Realizou estágio em epigrafia cuneiforme no Museu do Louvre, entre 1999 e 2002, publicando os documentos inéditos do sítio de Tell Senkereh (Larsa). Fez estudos de sumério, acadiano, arqueologia oriental e direito cuneiforme na École du Louvre e na École Pratique des Hautes Études (Paris). Entre 1992 e 2008, foi professor da Universidade Federal Fluminense. É Membro Estrangeiro do Laboratório HAROC do CNRS francês (Histoire et Archéologie de l’Orient Cunéiforme) e co-coordenador do LAOP-USP (Laboratório do Antigo Oriente-Próximo).
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1986); tem pós doutorado pela University College London (1988/89). É Professora adjunto (aposentada) de História do Brasil e de Historia Antiga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Historia da PUCRS (1993-2013). É Professora Sênior do quadro permanente de docentes da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência de pesquisa em temas diferenciados: Positivismo, Escravismo e Abolição no Rio Grande do Sul (Mestrado, 1982), Positivismo e Administração Pública Municipal de Porto Alegre (Doutorado, 1986). Realizou estágio de Pós-Doutorado em História do Egito Antigo no University College London, Inglaterra (1988/89). Passou a desenvolver pesquisas sobre egiptologia/egiptomania em 1995, com apoio de Bolsa Produtividade do CNPq. Criou na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, de 1993 até 2014, com a filiação ex-alunos doutores, mestres e bolsistas de iniciação científica, o grupo de pesquisa intitulado: Africanidades, Ideologias e Cotidiano, que abrigava todos os temas que tem orientado ao longo da vida acadêmica. Iniciou com este grupo para além dos tradicionais, buscando unir os estudos das Raízes Africanas do povo brasileiro, a História Antiga, especialmente do Egito e a cultura do Brasil contemporâneo.Com tais objetivos organizou por dezenove anos consecutivos “Jornadas de Estudos no Oriente Antigo”.Nestes eventos promoveu a integração entre os alunos do curso de graduação em História da PUC com o Programa de Pós-graduação da Universidade bem como entre pesquisadores e alunos de outras Universidades regionais, brasileiras e, eventualmente, internacionais. É consultora ad-hoc do CNPq, CAPES, FAPERGS, FAPESP, FAPERJ entre várias outras instituições particulares. Tem diversas publicações em livros e artigos de revistas no Brasil e no exterior Atualmente é bolsista produtividade com o projeto intitulado: ?Contribuições de Yaroslav Cerny (1898-1970) para o conhecimento da história de Deir el Medina.? Membro do Grupo de Pesquisas em História Política e História Social: Raça, Trabalho e Poder – Africanidades, Identidades Negras e Ideologias na História da Amazônia (RTP-AINIHA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); do Grupo de Pesquisa do Laboratório de História Antiga (LABHAN ) da Universidade Federal do Piauí e do Grupo de pesquisa Usos do Passado, da UFPr e da Unifesp.
Doutor em egiptologia pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” (1996); professor da Università degli Studi di Enna “Kore”, na Itália; e diretor da Missão Arqueológica Italiana em Luxor, Egito. Clique aqui e conheça o projeto do prof. Dr. Francesco Tiradritti na Tumba de Harwa.
Historiador (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP) e arqueólogo (Mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia – USP), tendo desenvolvido sua pesquisa de Doutorado na área de Ciberarqueologia pelo MAE-USP. Tem experiência em História e Arqueologia Clássicas, especializando-se em Roma Antiga. Sua dissertação de Mestrado versou sobre as técnicas e tecnologias empregadas na mineração romana antiga da Hispânia. Seu doutorado versou sobre a construção virtual e interativa da área de mineração antiga denominada Vipasca, ao sul de Portugal (atual Aljustrel). É pesquisador do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP, MAE-USP), sendo responsável pelo desenvolvimento da área de ciberarqueologia, à qual é o primeiro a ter projeto de pesquisa acadêmico registrado em âmbito nacional (financiado pela FAPESP). Os trabalhos ciberarqueológicos dirigidos pelo pesquisador no LARP já foram objetos de pauta em meios midiáticos impressos e digitais.
Professora Catedrática da Universidade de Buenos Aires. Doutora pela Universidade de Buenos Aires e Diretora da Missão Arqueológica na tumba de Neferhotep (TT49), Luxor, Egito, desde 1999.












